»

Enigma E2 – Telefone Celular GSM com Criptografia de Voz

 

    COMUNICAÇÃO SEGURA

O Enigma proporciona uma eficiente criptografia ponto-a-ponto para comunicação de voz nas redes GSM usando os recursos de tecnologia criptográfica de ponta.

O Enigma estabelece uma chamada de voz segura sobre uma rede pública não segura, usando criptografia de alto nível, ponto-a-ponto entre duas partes. O sinal de voz é digitalizado, comprimido e criptografado antes de ser enviado para a rede publica de telecomunicações e descriptografado no destino, pelo Enigma receptor.

A chave de criptografia que o Enigma usa é única para cada conversação e é gerada durante um processo seguro de troca de chaves no inicio de cada chamada criptografada.
Antes de estabelecer a chamada, as chaves públicas das duas partes que estão se comunicando são trocadas e validadas usando o algoritmo RSA, conhecido e confiável sistema de codificação, com chave de 1024 bit de comprimento.
As chaves públicas, uma vez trocadas e validadas, permitem que os dois dispositivos negociem, secreta e seguramente, uma chave aleatória de sessão de 128bit.
Esta é a chave que é usada em conjunção com o algoritmo IDEA, para a codificação de voz.
Ao desligar, estas chaves são descartadas, permitindo que o processo reinicie na próxima ligação criptografada.

LIVRE DE ESCUTAS E GRAVAÇÕES

  • Criptografia de voz em tempo real;
  • Sistema de segurança para proteção e privacidade em chamadas via celular;
  • O telefone celular Enigma GSM é equipado com tecnologia alemã de última geração, para criptografia de voz em chamadas telefônicas.
  • Segurança baseada em Cartão Inteligente NET KEY (SIM2 ou Crypto-SIM), incorporado pelo Enigma no Módulo Crypto, com criptografia inviolável e à prova de escutas e gravações;
  • É impossível escutar ou gravar uma conversa telefônica entre dois aparelhos Enigma, em qualquer parte da rede, quando o sistema de criptografia estiver acionado;
  • Plataforma segura – Codec integrado.

ESTRUTURA INTERNA

  • O Enigma é equipado com módulo GSM e Módulo Crypto.
  • Cada módulo tem seu próprio cartão Smart / SIM card.
  • O Crypto-SIM contém um par de chaves (pública e privada), que são usadas para autenticação e troca de chaves de criptografia em cada chamada.
  • Cada conversação usa sua própria chave de criptografia para assegurar segurança e proteção.

O Enigma proporciona uma eficiente criptografia ponto-a-ponto para a comunicação por voz nas redes padrão GSM usando os recursos de serviço de dados básicos da rede GSM e tecnologia criptográfica de ponta.

 

CRIPTOGRAFIA DE VOZ

O Enigma GSM é capaz de estabelecer uma chamada de voz segura sobre uma rede pública não segura usando criptografia de alto nível ponto-a-ponto entre duas partes.Para conseguir isso, o sinal de voz é digitalizado, comprimido e criptografado antes de ser enviado para a rede como dado básico, ao invés de ser enviado como uma chamada de voz normal.

Os processos de criptografia usam, em geral, uma “chave” digital para bloquear e desbloquear os dados. A chave que o Enigma usa é única para cada conversação e é gerada durante um processo seguro de troca de chave no início de cada chamada criptografada. Cada usuário do Enigma tem um certificado digital que é mundialmente único e formado por um par de chaves pública e privada. Antes de estabelecer a chamada, as chaves públicas das duas partes que estão se comunicando são trocadas e validadas usando o algoritmo RSA, muito conhecido e confiável,com uma chave de 1024 bit de comprimento.

Estas chaves públicas, uma vez trocadas e validadas, permitem que os dois dispositivos negociem secreta e seguramente uma chave aleatória de sessão de 256 bit. Essa é a chave que é usada em conjunção com o algoritmo IDEA, para a codificação de fala. Ao final da chamada essas chaves são descartadas, permitindo que o processo inicie novamente na próxima chamada.

A segurança da comunicação do Enigma é estreitamente ligada à segurança do certificado digital – especificamente à sua autenticidade e ao sigilo da parte da chave privada. Para este fim, o Enigma incorpora um cartão inteligente altamente sofisticado: o CARTÃO INTELIGENTE NET KEY (algumas vezes chamado de SIM2 ou Crypto-SIM) que é seguro e à prova de fraudes.

Se o usuário perder o telefone ou o cartão inteligente, a segurança do sistema não será comprometida. No entanto, isso permitiria ao portador acessar a comunidade segura. Por essa razão o CARTÃO INTELIGENTE NET KEY deve ser manuseado com a responsabilidade e o cuidado adequados à sua situação ou como aconselhado pelo seu administrador de segurança.

Veja abaixo uma demonstração de funcionamento:

Demonstração Enigma (flash)

 

2 comentários

  1. Anonymous

    Isso parece coisa de Hacker!

    1. ronam@ronam.com.br

      Pelo contrario; O telefone celular com criptografia de voz é um equipamento de proteção contra escutas e intrusões ilegais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>